Por que ensinar habilidades socioemocionais?

Habilidades e competências socioemocionais… De um tempo pra cá essas expressões têm sido bastante mencionadas. Mas vocês sabem exatamente o que é isso? Como elas influenciam o desenvolvimento das crianças? Como e onde os pequenos constroem essas habilidades e desenvolvem essas competências?

As habilidades socioemocionais são um conjunto de competências desenvolvidas pelos indivíduos para lidar com as suas emoções e tem relação consigo mesmo e também com as outras pessoas. Ou seja, essas habilidades têm a ver com a maneira de se relacionar. São justamente por meio delas que as pessoas, tanto crianças como adultos, conseguem gerenciar suas emoções, tomar decisões de maneira mais responsável, manter relações sociais positivas, demonstrar empatia, traçar e alcançar objetivos e sonhos, por exemplo.

Ensinar as crianças a se relacionarem é tão importante quanto ensinar língua portuguesa e matemática. Aliás, ajudar as crianças a lidarem com as suas emoções e sentimentos é fundamental para que as crianças aprendam qualquer outro conteúdo curricular. Essa é a base de todos os contextos que vivemos (enquanto crianças e adultos). E quando eu menciono “ensinar as crianças” quero dizer é necessário que se ensine a lidar com emoções e sentimentos, pois isso não acontece sozinho. Normalmente esse aprendizado fica por conta da vida cotidiana, por meio dos erros e acertos, das próprias reações e das reações dos outros. Esse aprendizado deve começar desde que as crianças são bem pequenas, a partir de um ano e alguns meses nomeando seus sentimentos, até quando elas são maiores, propondo reflexões, mostrando o ponto de vista do outro, por exemplo.

Essa é uma tarefa de responsabilidade da família, mas as escolas vêm compreendendo cada vez mais a importância de enxergar os sujeitos como seres completos e também entendendo que tem essa responsabilidade. Tanto é que a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui o trabalho com algumas habilidades socioemocionais. A BNCC é documento oficial que orienta os currículos das escolas do país e que apresenta os conhecimentos primordiais, as competências e habilidades almejadas para os estudantes em cada etapa da Educação Básica visando garantir direitos de aprendizagem mínimas que os estudantes devem possuir.

Vamos juntos, família, escola e sociedade, auxiliando as crianças a desenvolver as habilidades que serão importantes por toda a vida!

Ficou alguma dúvida? Me escreva!

Até logo!

Lívia Alonso Tagliari