A EscolaDiversãoEducação

Brincar é a principal atividade da infância.

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

O brincar é a principal atividade da infância, pois leva a criança a olhar, tocar, satisfazer a curiosidade, experimentar, descobrir, expressar, comunicar, sonhar, conhecer o mundo que lhe cerca. E são nos primeiros anos de vida que as crianças, ainda bebês, começam a conhecer tudo que esta ao seu redor e também as pessoas que interagem com elas e com o seu próprio corpo.

Já maiores, aprendem a compartilhar seus brinquedos, a negociar regras, a correr riscos, resolver problemas, e as brincadeiras assumem uma importância fundamen­tal como processo de socialização e aprendizado, é quando as crianças aprendem lições importantes, como se relacionar umas com as outras e obedecerem às regras e combinados.

É por meio das brincadeiras de faz-de-conta, que elas criam um mundo imaginário e se transformam em mães, filhos, professores, médicos, cientistas ou um cachorrinho.  Elas podem ser o que quiserem nas brincadeiras e quando terminarem serem elas novamente. As crianças podem ainda imitar e imaginar diferentes situações.

Um alerta importante, é que as brincadeiras não devem ser interrompidas pelo adulto, desfazendo toda uma linguagem que está sendo construída. Ou ainda, intervir sem necessidade enquanto as crianças brincam sozinhas, o que é natural entre os mais novos

Todas estas experiências que elas vivenciam em suas brincadeiras, trarão novas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento cognitivo fundamental nos primeiros anos de vida, ampliando a linguagem, a expressão de seus sentimentos, aprendendo sobre si mesmas e sobre o mundo em que vivem.

Então… vamos deixar brincar?

Val Pasini

Escola Para Pais