A EscolaEducação

Pais Felizes têm maiores chances de criar filhos felizes?

Vivemos procurando formas e equações para tornar nossa vida mais fácil. O famoso 2 + 2=4, sabe?

Mas… nem sempre ele dá certo. Principalmente com nossos pequenos.

E, para os controladores de plantão, é bem difícil lidar com isso.

Nem sempre trabalhar com o que ama, vai nos trazer prosperidade; nem sempre comer maçã diariamente, vai nos trazer saúde, nem sempre fazer faculdade, vai nos garantir um futuro profissional brilhante; nem sempre “não fumar”, vai evitar que tenhamos problemas respiratórios. Eu conheço gente que os teve sem nunca ter fumado.

Esses pequenos exemplos acima são para desmistificar a regra: “Pais felizes têm maiores chances de criar filhos felizes”

Infelizmente essa frase não é uma regra, e não tem chance de dar 100% certo. Isso acontece porque além da educação e dos exemplos que damos, precisamos lembrar de um “pequeno” detalhe: a natureza de cada um dos nossos filhos.

Se essa frase fosse uma regra, em uma família com pais felizes, todos os filhos (1 ou 10 deles), seriam felizes também, seria a perfeita “família margarina”, mas sabemos que não é bem assim. Dentro da mesma família, temos filhos uns diferentes dos outros, daí a comparação com os dedos de uma mão.

Não quero com isso dizer que não temos a nossa parte nessa história.

Nosso papel como educadores é de dar nosso exemplo, sempre fazendo o nosso melhor.

Eu escolho não fumar para poupar meus pulmões, faço a minha parte, e, a partir daí, não tenho mais o controle. É o universo que determina se a saúde está garantida ou não.

Com nossos filhos, é a mesma coisa.

Se quero que meu filho tenha hábitos saudáveis, cabe a mim ser saudável; se quero que meu filho entenda o benefício do esporte, cabe a mim praticá-lo. Se aprendo a ter uma vida feliz com o que tenho e com o que sou, dou a chance do meu filho aprender com o meu exemplo, da mesma forma que também sou responsável pelos maus exemplos.

Então papais e mamães, acreditemos na frase “Um exemplo vale mais do que mil palavras” e façamos a nossa parte, entendendo que a felicidade para cada indivíduo é diferente, e que, feliz ou infelizmente, a felicidade dos nossos filhos não depende 100% de nós.

 

Egle Bellintani 

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma
alma humana, seja apenas outra alma humana”
                                                                                                 Carl Gustav Jung

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO