Bem estarEducação

Substitua uma pitada de sal por uma de cuidado!

Nos dias de hoje, o tema SAL é bastante discutido, não é mesmo? Em todos os lugares se fala mal desse tempero utilizados há milhões de anos. Mas, será que ele é tão ruim mesmo para nós?
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer a diferenças entre SAL e SÓDIO!
Sal refinado (aquele bem comum em todas as cozinhas) é um composto natural, uma mistura de dois minerais (sódio e cloro). Ele é encontrado em salinas na natureza, passa por processos de refinamento e chega a nossa mesa como um tempero.
Sódio é um mineral, natural, assim como o ferro, cloro, cálcio, magnésio, dentre outros. Ele é encontrado na natureza em vários lugares, principalmente nos alimentos, e também no sal.
Bom… Se tanto o SAL como o SÓDIO são de origem natural, encontrados na natureza, por que se fala tanto dos seus efeitos nocivos?
Ah…. a resposta é simples… porque o ser humano não tem limites, excede a quantidade! E, como tudo na vida, tudo aquilo que é em excesso faz mal; o sódio pode desencadear diversas alterações nas funções normais das nossas células se for consumido em grandes quantidades. O efeito nocivo mais conhecido é a desregulação da pressão arterial, mas existem muitos outros. Não pensem que as crianças estão salvas disso hein…. Todos os efeitos nocivos desse excesso podem aparecer em crianças, sim!
Há muito tempo, muito mesmo, o ser humano descobriu que o sal conseguia conservar alimentos, que carnes conservadas no sal demoravam mais para apodrecerem; nessa época não existiam ainda métodos de refrigeração e congelamento. Com o passar do tempo e o avanço da ciência, se descobriu que o responsável pelo poder conservador do sal era o sódio contido nele.
Com essa descoberta e o processo de industrialização de produtos alimentícios (não os chamo de alimentos) passou-se a utilizar o mineral SÓDIO como conservador. Porém, esses conservantes a base de sódio são sintéticos, são misturas químicas, fabricadas. Ou seja, eles não são naturais, não existem na natureza, são criados pelo homem. A mistura entre cloro e sódio que dá origem ao sal é natural, mas as misturas feitas pela indústria que originam os conservantes não são naturais, são sintéticas, são fabricadas!
Seguindo aquela minha lógica da alimentação… Vocês já imaginam o que vou dizer a seguir…
Sim! Não sendo naturais, os conservantes são muito nocivos a nossa saúde! Muito! Tudo que é sintético faz mal para o nosso corpo, cedo ou tarde…
E tem algo que piora a situação… A quantidade deles!
O sódio, além de conservar, não tem sabor, ao contrário, ele tem o poder de realçar o sabor dos alimentos, tornando-os mais agradáveis ao nosso paladar. Sabendo o poder “mágico” do sódio, a indústria exagera na quantidade. Primeiro, com o objetivo de fazer o produto durar muito mais sem estragar; segundo, para viciar nosso paladar!
Sim, sódio vicia!
Nunca, em momento algum, jamais nós conseguiríamos consumir a quantidade de sódio se cozinhássemos tudo que comemos, mesmo temperando com sal! Ao contrário, o sal é recomendado até uma certa quantidade, aquela quantidade que as nossas avós sabiam e que, hoje, nós perdemos a noção, simplesmente porque não cozinhamos mais! Mesmo que façamos uma comida utilizando sal, nunca chegaríamos perto do que estamos consumindo nos produtos industrializados.
Comam comida de verdade! Na comida de verdade já conseguimos obter o sódio que nosso corpo precisa, pois sim, ele tem funções importantes! Porém, TODO produto industrializado, em qualquer quantidade, já nos fornece excesso de sódio.
Então tá, terrorismo feito, eu provo!
Vamos aprender a reconhecer a quantidade de sódio contida nos produtos industrializados?
O primeiro passo é localizar a tabela nutricional no rótulo:

Depois, devemos observar a que quantidade de produto a tabela se refere:

Feito isso, olharemos a quantidade de sódio. Ela está colocada de duas formas, sempre! Está em miligramas (mg) e em porcentagem do valor recomendado diário (%VD).
A quantidade em miligramas é mais difícil para analisarmos, portanto, a porcentagem deve ser nosso foco! Como eu citei antes, existe uma recomendação máxima que deve ser ingerida de sódio por dia, definida por órgãos internacionais de saúde (2.000mg de sódio por dia, para indivíduos saudáveis). O valor de 100% se refere a essa quantidade recomendada, sendo assim, quanto maior for a porcentagem de sódio em um produto, pior ele é!
Vamos às provas?
Tablete de tempero pronto (aquele com sabor horrível, ECA!)
Apenas metade de um tablete (que já é muito pequeno) tem 41% do sódio recomendado para um dia inteiro! Ou seja, um tablete inteiro tem 82% (muito perto de 100%) do sódio que deve ser consumido em todo o seu dia!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sopa de pacote (aquela que minha avó nunca reconheceria como comida e que, por sinal, tem o mesmo sabor ECA do tempero pronto!)
Se você preparar conforme o modo de preparo do rótulo, um prato dessa sopa vai te fornecer 52,9% do sódio do dia inteiro! Como um prato dessa sopa (ou melhor, pseudo sopa) não mata a fome de ninguém, provavelmente em apenas essa refeição você irá consumir muito mais de sódio do que o recomendado para todo um dia!!!
Socorro!!!!!!!

O nosso matador de fadas (o macarrão instantâneo). “Cada vez que uma criança come um macarrão instantâneo, uma fada morre”, já ouviram isso? É a mais pura verdade!
Um pacote desse fornece 67% do sódio recomendado para todo o dia!!!
Preciso falar mais alguma coisa?
Por um mundo com mais fadas, por favor!!!!

Agora, convido todos vocês a começarem, se já não fazem isso, a ler os rótulos dos produtos industrializados. A ideia é ler para escolher aquilo que for menos pior, como sei que não existe industrializado bom, façamos a leitura para podermos nos convencer de não comprar mais!
Lembro que, como o sódio é utilizado como conservador e realçador de sabor (ele não é salgado!), pode ser encontrado em produtos doces também, e muito!!!
Lá venho eu com a fala que mais amo: vamos comer comida de verdade, a comida de verdade que a natureza nos fornece, a natureza é perfeita, ela não tem rótulos difíceis e confusos e com ela nunca erramos!
Vale a reflexão… que trabalho teremos em substituir uma comida de mentira (pronta) por uma comida de verdade, preparada em casa? Lavar os temperos? Ah…. nossos filhos ajudam, lembrem-se, a cozinha é lugar de criança sim!

Tatiane Meirelles de Deus

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO