DiversãoEducação

O ESCARAVELHO DO DIABO

O Escaravelho do Diabo é um clássico da literatura infanto-juvenil do Brasil, escrito pela mineira Lúcia Machado de Almeida, formada em jornalismo e vencedora de vários prêmios literários. Originalmente publicado em capítulos na revista O Cruzeiro, entre 10 de outubro e 26 de dezembro de 1953, O Escaravelho do Diabo alcançou maior sucesso ao ser republicado em livro em 1974 pela Série Vaga-Lume, criada em janeiro do ano anterior. A republicação mereceu vinte e seis edições deste livro. O Escaravelho do Diabo foi selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola, em 1999, e recebeu adaptação cinematográfica em 2016.
Eu tive a grata satisfação de estar na pré estreia, assistindo o filme e depois participar de um bate papo com o Diretor do filme, Carlo Milani, e a atriz Bruna Cavalieri, cuja personagem no filme é a Raquel. Foi um momento em que o Diretor explicou algumas de suas decisões para adaptação, como por exemplo: inverter o irmão assassinado, no livro o irmão assinado é o caçula, no filme é o irmão mais novo. A justificativa foi a faixa etária com a qual ele gostaria de trabalhar e a intenção de despertar empatia.
A história sobrevive a tanto tempo e não é à toa, trata-se de um mistério muito bem construído, carregado de aventuras, pistas para desvendar , claro tem romance. Na adaptação para o cinema o Diretor acrescenta um toque de atualidade, se utilizando da tecnologia na resolução do caso e aborda assuntos delicados como: TDAH e Alzheimer.
E o melhor de tudo é uma história brasileira e uma bela produção cinematográfica, também nossa de excelente qualidade.
Embora a classificação seja livre, eu particularmente recomendo para crianças a partir de 11 anos, por conter cenas de muito suspense e casos de assassinatos para serem solucionados. Procure dar uma olhada antes no filme e decidir se seu filho já tem todas as condições para apreciar a obra.

 

 

 

Por Shirlei Pio

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE