A EscolaBem estarEducação

LUGAR DE CRIANÇA É NA COZINHA SIM!!!

Qual criança não gosta de uma boa brincadeira?
Já ouviram falar que muitas brincadeiras educam?
Já pensaram que a cozinha pode ser um espaço que podemos aliar o brincar e o educar?
Sim, pessoal!!! Podemos educar nossas crianças colocando as mãos delas na massa… literalmente!!!
Muitos adultos têm medo e receio de “arriscarem” suas crianças em um ambiente cheio de perigos como uma cozinha. Mas, esses mesmos não imaginam o quanto isso pode ser bom para elas! Colocar as crianças na cozinha, cuidando com os perigos (lógico), pode fazer metade do trabalho para educarmos nossos filhos para uma alimentação saudável.
Quando elas cozinham, elas aprendem a incrível alquimia de transformar ingredientes em comida! Elas aprendem a origem dos alimentos, elas os aceitam, elas aprendem a valorizar mais o que comem, elas aceitam muito mais variedade de alimentos, elas dão mais valor à refeição, elas aprendem a gostar mais de comida de verdade dos que de produtos industrializados! Cozinhar é lúdico! Cozinhar é um despertar da curiosidade infantil! Toda criança que cozinha quer comer aquilo que preparou!
Na cozinha, cozinhando, elas aprendem tudo sobre os alimentos e, naturalmente, os aceitam melhor. Cozinhando, elas aprendem matemática, geografia, biologia, história, português….
Oi?
Como assim?
Usando alimento como elemento pedagógico, estamos estimulando nossas crianças a muitas coisas que nem imaginamos… É intuitivo… É natural… E, me desculpem o amor explícito, é tão lindo…
Não precisamos estar preocupados e ensinarmos tudo aquilo que citei, pois esse processo é natural. Elas vão aprender sem perceber, e vamos ensinar sem notar. Temos sempre que estimular nossas crianças em casa, certo? Então, vamos para a cozinha, o mundo de aprendizados está ali!
Filho, coloca 2 xícaras de farinha nessa massa? (ele aprende a matemática).
Filha, você sabe de onde vem esse tomate que estamos colocando na salada? (ela aprende a biologia e a geografia).
Amor da mãe, essa mandioca que estamos cozinhando era o principal alimentos dos índios… sabe quem foram os índios? (ele/ela aprende história).
Lindeza, leia para a mamãe/papai na receita por onde começo esse prato ? (ele/ela aprende português).
Esses são só exemplos… Não seremos professores, ok? Isso tudo acontece naturalmente… Intuitivamente…
Com o ato de cozinhar, as crianças aprendem a conhecer e identificar todos os alimentos e o seu universo. Aprendem que os alimentos despertam todos os sentidos do corpo, e mais, aprendem a identificar esses sentidos e a apurá-los. Isso faz com que aumente a aceitação das nossas crianças a mais e mais variedade de alimentos. A ludicidade leva à curiosidade, que leva a experimentação. Com as crianças cozinhando, com certeza a aceitação delas aos alimentos melhora muito, e sem grandes sofrimentos e esforços. Não precisamos de milagres para fazer nossos filhos aceitarem alimentos saudáveis, precisamos de ações, e uma delas é cozinhar!
Portanto, minha gente, vamos colocar as crianças na cozinha, vamos tornar esse ambiente habitável de novo, vamos passar mais tempo com nossos filhos com aquilo que é saudável para o corpo, mente e para as nossas relações com eles. A cozinha nos aproxima de quem está conosco nelas…. A cozinha nos aproxima da comida de verdade e, consequentemente, da saúde.
Claro, não poderia finalizar sem dizer que precisamos respeitar os perigos da cozinha e as idades das nossas crianças. Mas, desde pequenininhos, desde cedo, já podemos colocá-los para cozinhar; sempre respeitando sua fase de desenvolvimento. Existem muitas etapas no preparo das refeições, com certeza vocês saberão a melhor tarefa e a mais adequada para suas crianças executarem.
Proponho mãos e mãozinhas na massa!!!
Quem topa?!

Tatiana Meirelles

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO