A EscolaEducação

Falar sobre sexo deveria ser algo fundamental na educação familiar.

Vivemos em uma época onde o sexo se encontra em todos os lugares, na televisão, em outdoors, em livros ou na internet, mas ainda assim é desafiador e constrangedor falar sobre esse assunto dentro da nossa própria família. Isso porque a maioria de nós pertence a uma geração que teve uma educação sexual cheia de tabus, os quais transformaram aquilo que era para ser natural em algo banal e errado.

Para falarmos sobre esse assunto polêmico, precisamos primeiramente compreender e distinguir dois conceitos importantes, Sexualidade e Sexo. Falar sobre sexualidade é mais complexo do que imaginamos, pois ela é uma característica que é vivenciada por todos nós no decorrer do ciclo vital. Desde a primeira infância experimentamos desejos, sensações e emoções que estão ligados a essa característica inerente a raça humana. Já o sexo, é apenas um aspecto da sexualidade, é a prática em si.

Mas porque é importante falar sobre esse assunto dentro do nosso contexto familiar? A resposta é simples. Para evitar a sensação de desconforto e os conflitos internos provenientes das dúvidas e dos medos relacionados ao sexo, gerando assim experiências mais positivas e saudáveis. Algumas pessoas tendem a achar que quanto menos falarem sobre certos assuntos com seus filhos, menor será também a curiosidade deles, quando na verdade geralmente acontece o contrário disso, principalmente na fase da adolescência, quando o mistério costuma ser um forte estimulador.

Quando não falamos sobre sexualidade e principalmente sobre o sexo dentro das nossas famílias, de forma clara e sem julgamentos, aumentamos as chances de chegarem até eles informações distorcidas e incoerentes. Aumentamos também a incidência de experiências sexuais prejudiciais e inconsequentes. Algumas dessas experiências trazem consequências extremamente difíceis e dolorosas, como por exemplo, a gravidez na adolescência, a qual é considerada uma gravidez de risco principalmente por conta das inúmeras transformações psicossociais que ela desencadeia.

Falar sobre sexo deveria ser algo fundamental na educação familiar, mas para que de fato o sucesso seja alcançado nessa esfera por todos os membros da família, é necessário respeitar alguns itens, como por exemplo a maturidade dos filhos. A idade e o entendimento deles deve ser considerado no momento de transmitir qualquer tipo de informação, para que assim eles tenham acesso ao necessário e suficiente.

Futuramente, discorreremos aqui no blog Família em Pauta, formas eficazes de transmitir informações sobre sexo e sexualidade às crianças. Tudo para que um dia tenhamos mais adultos sexualmente realizados e emocionalmente saudáveis.

Isabelle Palma (Psicóloga – crp 05/50318)
contato@familiaempauta.com.br
www.familiaempauta.com.br

Agradecimento especial  a nossa convidada Isabelle Palma pelo belo artigo.